Os sintomas causados pela próstata são designados mais genericamente por Sintomas do Aparelho Urinário Inferior (do inglês “LUTS”, de Lower Urinary Tract Symptoms) incluem queixas como jacto urinário mais fraco, não esvaziamento completo da bexiga, atraso no início da micção, gotejo no final da mesma, micção em mais do que um tempo (ou seja, urinar, parar e recomeçar a urinar), aumento da frequência das micções de dia e de noite, vontade súbita de urinar, por vezes não conseguindo conter a urina com perdas (incontinência) quando se sente de repente a bexiga cheia.
Não, o aumento benigno do órgão não está associado nem aumenta a probabilidade de sofrer de cancro deste orgão. No entanto, na maior parte dos doentes, as doenças coexistem, ou seja, quem sofre de cancro da próstata geralmente tem também uma próstata de tamanho superior ao normal.
Com o passar do tempo, a probabilidade de sofrer desta doença, por acção prolongada da testosterona. Ou seja, a presença de testosterona e a idade são factores importantes para o desenvolvimento desta doença. Acima dos 50 anos, a maior parte dos homens acaba por sofrer de HBP, mais ou menos agressiva. Os doentes com história familiar de aumento da próstata têm um maior risco de sofrer deste problema. A alimentação rica em gordura parece aumentar o risco de desenvolver HBP.
A HBP é diagnosticada com a história clínica (o mais importante) e o toque rectal e com exames como o diário miccional, a ecografia, a urofluxomteria, entre outros.
Existem medicamentos que reduzem o volume da próstata (como os “inibidores da 5-alfa redutase, dutasteride e finasteride) e alguns alimentos e suplementos podem ter um efeito benéfico em alguns sintomas causados pela próstata hiperplasiada mas, neste momento, não existe nenhum produto muito eficaz que se possa recomendar para a prevenção desta doença.
O tratamento é geralmente feito com medicamentos, de diferentes grupos. Se há alguns anos a cirurgia da próstata chegou a ser a 3ª cirurgia mais frequente em muitos países, actualmente a maioria dos doentes pode ser tratado com medicamentos. No entanto, muitos homens acabam por ter de ser sujeitos a tratamentos cirúrgicos ou, cada vez mais e idealmente, “minimamente invasivos”, ou seja, menos agressivos do que as cirurgias clássicas.
Sim, pode. Os homens afectados por esta doença têm queixas urinárias que, muitas vezes, atribuem a uma doença mais grave. Felizmente, na maior parte dos casos as queixas são causadas poe HBP. Infelizmente, por ouro lado, o tumor maligno da próstata é muitas vezes assintomático, ou seja, não causa queixas (e os sintoma que os homens têm são causados pelo componente benigno), o que pode atrasar o diagnóstico desta doença mais grave.
Os efeitos indesejados que os medicamentos para a HBP podem causar são muitos, de vário tipo, embora geralmente, na maior parte dos casos, felizmente bem tolerados. Os mais frequentes são hipotensão, tonturas, palpitações e alterações da frequência cardíaca, alterações da quantidade de esperma expulso na ejaculação (por vezes sem qualquer emissão de esperma) e alterações da qualidade da erecção.
A qualidade de vida dos doentes que sofrem de HBP pode ser – muito! – melhorada com o tratamento da doença. Este passa, na maioria dos casos, por tratamento com medicamentos; alguns doentes acabam por ter de ser operados ou submetidos a tratamentos menos agressivos do que as cirurgias clássicas, através de técnicas designadas por “tratamentos minimamente invasivos”.
PSA significa Antigénio Específico da Próstata (do inglês “Prostate Specific Antigen”) e corresponde a uma substância que se pode medir no sangue, através de uma simples análise sanguínea, e que é muito útil. Pode por os médicos na pista de um tumor maligno da próstata, mas pode também estar aumentado noutras situações, como a HBP.
LUTS são os sintomas que podem ser causados pela próstata mas também por outros órgãos pélvicos, como a bexiga ou a uretra. A sigla LUTS provém do inglês Lower Urinary Tract Symptoms e significa Sintomas do Aparelho Urinário Inferior.
Significa que este orgão tem um volume, uma dimensão, superior ao normal. Este aumento é causado pelo aumento do número de células deste orgão, causado pela presença de testosterona, numa doença conhecida como HBP, Hiperplasia Benigna da Próstata.